terça-feira, 27 de abril de 2010

Unidade I - Aspectos Históricos

Escola Pedro da Ré B

TURMINHA DO FUTURO CONHECE ETNIAS QUE COLONIZARAM CRICIÚMA

Italianos, árabes, portugueses, espanhóis, alemães, poloneses e negros. As sete etnias que colonizaram Criciúma são os “objetos” de estudo da Turminha do Futuro na primeira unidade do projeto.

Durante a aula-viva, as crianças tem a oportunidade de conhecer os locais em que chegaram os imigrantes de cada povo, bem como seus costumes e tradições.

As duas únicas etnias que não são visitadas pela Turminha é a alemã, que fica sediada no município de Forquilhinha, e a portuguesa, por não contar, em Criciúma, com um local considerado “pólo” de cultura para visitação. Ambas, contudo, são explicadas no decorrer da aula-viva, com vídeos.


QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...


“Eu fui aluna da professora e autora deste projeto, Iracema de Lorenzi Zomer Cancelier, e quando eu via o ônibus, tinha uma vontade de fazer com que meus alunos tivessem a oportunidade de participar do projeto. A Professora Iracema é uma educadora exemplar e seguindo o mesmo caminho dela, eu quero educar meus alunos.

O Projeto nos proporciona fazer um resgate da história do nosso município. Para as crianças será um aprendizado para toda a vida, eles jamais vão esquecer essas viagens de estudo.

Parabenizo que teve a ideia do projeto Turminha do Futuro e espero que ele exista para sempre.”

Salete Fernandes Pavei
Professora
































Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437.7267 – (48) 3437.4335

sábado, 24 de abril de 2010

Unidade I - Aspectos Históricos

Escola Pedro da Ré A

CHUVA COMPLEMENTA AULA DA TURMINHA DO FUTURO

A chuva que caiu na cidade de Criciúma nesta sexta-feira, 23, não intimidou a aprendizagem da Turminha do Futuro, pelo contrário, eles aproveitaram para ter uma aula viva de ciências, tendo explicações sobre a formação do fenômeno. Uma interdisciplinaridade presente em todos os momentos das Viagens Rumo ao Mundo do Saber.

Durante esta primeira unidade do projeto são estudadas, principalmente, as etnias que colonizaram o município e a forma como os imigrantes chegaram até aqui. Um estudo globalizado que envolve todo o conteúdo que as crianças têm em sala de aula.


QUEM PARTICIPA PENSA ASSIM...


“As crianças vão aprender bastante. Muitas coisas eu também não sabia e aprendi porque na Praça Nereu Ramos, por exemplo, a gente passa e nem percebe as coisas”.

Eliane Dal Pont
Professora da Escola Pedro da Ré



“É um projeto muito importante para a cultura e respeito ao local em que essas crianças vivem. Uma aula bem diferente e muita rica. Lamento que na minha época, não tive esta oportunidade, mas agora estou aprendendo junto com meu filho”.

Andreza Scarsi
Mãe do aluno Moroni Scarsi



































Vanessa Nórdio
Novo Texto Comunicação
Assessoria de Imprensa da ACTU
(48) 3437-7267 . (48) 3437-4335